Consórcio

PARCEIROS EMPRESARIAIS


Na Efacec desenvolvemos e disponibilizamos soluções integradas na área de Energia, Mobilidade e Ambiente, com o propósito de criar um futuro mais inteligente. Temos uma pegada global em 12 países e vendas em mais de 80, com uma oferta de um portefólio abrangente à medida de cada cliente e mercado. Desenvolvemos pessoas numa organização de aprendizagem e melhoria contínua.

A Altice Labs é uma empresa do Grupo PT Portugal, SGPS, S.A., subsidiária integral do Altice Group. Fundada em 1950, através da criação do Grupo de Estudos de Comutação Automática e, mais tarde, com a constituição da PT Inovação, em 1999, e a constituição da Altice Labs, em 2016. A empresa é o centro de excelência do Grupo, desenvolvendo produtos e serviços inovadores para o mercado das TELCO e TI.

A PROEF desenvolve soluções integradas, customizadas de acordo com as diferentes necessidades dos clientes e entregues em modelo “chave na mão”, nos setores – Telecom, Power, Cities e Corporate. Ambicionam impulsionar e liderar a mudança nos setores de atuação, construindo o futuro, lado a lado, com os clientes, parceiros e colaboradores.

A INOVA+ é uma empresa que apoia a evolução dos seus clientes desde 1997. Com dimensão e experiência internacional desde a sua origem, a INOVA+ reconhece na visão tecnológica, nas parcerias nacionais e internacionais e no acesso a fontes de financiamento, os fatores chave para uma inovação de sucesso.

A Ubiwhere desenvolve e investiga tecnologia de ponta, aplicada à criação de soluções inteligentes e inovadoras no âmbito das Smart Cities e Telecomunicações do Futuro. Promovem um Mundo mais sustentável, com uma maior qualidade de vida para os cidadãos e fortalecendo os serviços urbanos que promovam uma boa gestão da Mobilidade, Energia, Resíduos e Turismo

A HealthySystems, spin-off da UP, é uma empresa especializada em tecnologias de informação, dedicada às áreas de cibersegurança, interoperabilidade, qualidade de dados e nas técnicas mais recentes de pseudo-anonimização. O seu vasto leque de competências e soluções confere-lhe ser reconhecida no mercado como o parceiro de confiança para uma efetiva, eficiente e segura transformação digital.

A ADYTA é uma spin-off da Universidade do Porto, com capitais exclusivamente Portugueses, que tem como objetivo a promoção de soluções especializadas e ajustadas às necessidades de órgãos de soberania, grupos empresariais e outras organizações que, pela natureza das suas atividades, tratem informação e dados de caráter sensível ou classificado.

Jscrambler é uma empresa altamente inovadora fazendo parte da poll de 20 a 30 empresas que trabalham na área de Application Security, sendo de realçar que na vertente da proteção de código de aplicações javascript é a empresa líder no mercado mundial. Atualmente está na UPTEC, a incubadora da Universidade do Porto, e é hoje em dia um exemplo de excelência das empresas de TIC criadas no polo.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. No mercado empresarial oferece um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT, IoT e cloud.

PARCEIROS CIENTÍFICOS


A Associação Porto Digital (APD) promove a estratégia de inovação, empreendedorismo e transformação digital da Câmara Municipal do Porto. Num papel de catalisador, a APD trabalha sob três grandes eixos: Infra-estruturas, Redes e Comunicações, Plataforma Urbana e Serviços Digitais e Inovação e Empreendedorismo. O Porto está 100% comprometido em tornar a Europa cada vez mais inclusiva e digital. 

A Porto Business School é uma instituição privada sem fins lucrativos, fruto da colaboração da Universidade do Porto com algumas das maiores empresas nacionais. Tem como missão ajudar a melhorar a qualidade da gestão, através de formação avançada pós-graduada, programas customizados, programas de empreendedorismo, investigação aplicada, projetos financiados, parcerias com empresas e consultoria.

O CEiiA é um centro de engenharia e desenvolvimento que tem desenvolvido novos conceitos, produtos e serviços na área da mobilidade e cidades – desenvolvimento automóvel, mobilidade elétrica e mobilidade como serviço, e na área da sustentabilidade – desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitem a criação de novos serviços e modelos de negócios voltados para cidades neutras em carbono.

A Fraunhofer Portugal, FhP-AICOS, desenvolve investigação aplicada nas áreas da saúde, agricultura e energia. Fundada em 2009, emprega 80 investigadores especialistas em Human-Centred Design, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos desenvolvendo soluções de visão computacional, sistemas de suporte à decisão/cognitivos e internet das coisas para clientes a nível mundial. 

O NOVA Cidade – Urban Analytics Lab é uma rede de pessoas e organizações, dinamizada pela Escola de Gestão de Informação da UNL (NOVA IMS), orientada para a promoção da criação e transferência de conhecimento aplicado no contexto da inteligência urbana visando contribuir ativamente para a construção de cidades e territórios inteligentes e sustentáveis.

O CCG é uma entidade qualificada pelo Sistema Científico e Tecnológico Nacional e reconhecida como um Centro de Interface Tecnológico para a economia digital. Apresenta como princioal foco a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, concebendo novos processos, serviços e produtos, nos domínios da Computação Gráfica, Computação Ubíqua, Interação Homem-Máquina e Engenharia de Informação.

O Instituto de Telecomunicações (IT) é uma Associação privada sem fins lucrativos, com o estatuto de Laboratório Associado, cujo principal objetivo é a criação e disseminação de conhecimento no domínio das telecomunicações, nomeadamente nas seguintes áreas: Comunicações Móveis, Comunicações Óticas, Redes e Comunicações Multimédia e Ciências Básicas e Tecnologias de Suporte das Telecomunicações. 

O Centro de Cibersegurança e Privacidade é uma infraestrutura da Universidade do Porto, constituída como serviço da Reitoria, que tem por missão prestar serviços de apoio às atividades de investigação e desenvolvimento, e de formação científica e técnica nos domínios da proteção de dados e cibersegurança e em outras áreas em que possui competência e recursos tecnológicos.

O INESC TEC centra a sua atividade na investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Os 13 centros de I&D do INESC TEC estão estruturados em quatro Clusters temáticos – Informática, Engenharia Industrial e de Sistemas, Redes de Sistemas Inteligentes, e Energia.

O TICE.PT é o cluster que envolve e mobiliza atores relevantes em todo o país e abrange toda a cadeia de valor na área das TICE. O TICE.PT garante e promove as interfaces entre o mundo académico, representado por universidades e institutos de I&D, e o mundo dos negócios, representado pelos associados empresariais e também através de redes, em especial das PME, representado por suas associações.

A FEUP é a maior faculdade da Universidade do Porto, com mais de 8 000 estudantes e 9 departamentos que cobrem os mais diversos campos da Engenharia. A FEUP pertence ao “Porto Innovation District”, desenvolvendo uma intensa atividade de I&D em áreas tecnológicas e emergentes – engenharia, ciências da saúde e empreendedorismo. Contribuí, assim, de forma critica para a Inovação a nível nacional e internacional.